Sei lá
Este assunto é estudamo em epistemologia genética. Nos cursos de licenciatura, normal superior, pedagogia psicologia e outros.
Epistemologia genética de Piaget, que é o estudo das transformações que ocorrem no ser nos processos de desenvolvimento.
Ao estudar este processo Piaget estabelece 4 fases, nessa ordem: Assimilação, Acomodação, Esquemas e Equilibração.
De forma resumida, a Assimilação é quando há o predomínio da ação do sujeito sobre o objeto, essa fase é predominante na criança de 0 a 2 anos, fase sensóro motora, quando ela quer explorar o mundo e tudo a sua volta.
A Acomodação é predominante na fase seguinte, crianças de 2 a 7 anos, pré operatória, quando inverte a relação: Há o predomínio da ação do objeto sobre o sujeito, nessa fase a linguagem tem papel prepoderante, a criança quer externar seus conhecimentos.
São processos distintos porém, interdependentes, apesar de haver o predomínio em alguma fase da vida da criança, eles acontecem simultaneamente, são indissociáveis.
Vamos a dar o reforço.
Jean Piaget foi um psicologo suíço, faleceido em, 1980.
Assimilação: representa o processo da introdução ordenada de dados conhecidos ou novos na experiência, de acordo com os > esquemas existentes em um indivíduo.
Adaptação: para Piaget, é o equilíbrio dinâmico entre os processos da > assimilação > e da > acomodação. Com isso chega-se a equilibração.
Equilibração: é o processo de assimilação e acomodação. ocasionando a acomodação. A equilibraçãoé um processo fundamental no desenvolvimento do pensamento e tem origem na necessidade que o homem sente de equilibrío quando a criança se defronta com teses contraditórias e conflitos. Então através da > assimilação e > acomodação, a criança pode vencer as contradições e estabecer o equilíbrio.
Acomodação: é o processo que ocorre quando o indibíduo se defronta com um novo problem e tenta, através da modificação de seu modo de comportar_se e