Atps de sga
A sociedade, por meio dos clientes e dos órgãos reguladores, tem exigido cada vez mais dos empreendedores a condução dos negócios com responsabilidade ambiental. A postura com relação a esse ponto é crucial para a perenidade do negócio. No entanto, para atender às expectativas da sociedade e às exigências legais relacionadas ao meio ambiente, é necessário implantar uma política de gestão ambiental na empresa.
A Gestão Ambiental organiza as tomadas de decisão visando evitar ou mitigar os impactos ambientais da atividade produtiva. E a Norma que rege a ISO 14001 orienta a maneira como ela deve ser estabelecida e o que deve ser observado para obter a certificação. Para ajudar a dar uma visão, em linhas gerais, do que está envolvido no processo de construção desta ferramenta, Cristiane Berriel Cardoso, sócia executiva da Knower, consultoria especializada na implementação de sistemas de qualidade e gestão, lista os principais pontos que deverão ser considerados:
* Definição da Política Ambiental: é a linha mestre que a empresa irá seguir em sua atuação ambientalmente responsável. É o documento que oficializa os objetivos macro da empresa frente às questões ambientais e que, por extensão, irá nortear os planos de ação (com atividades, responsabilidades, metas e prazos) a serem realizados.
* Levantamento dos requisitos legais: leis, portarias, decretos, regulamentos, certificados e licenças exigidos referentes a meio ambiente que estejam relacionados ao empreendimento. Mas não basta apenas atendê-los. É preciso também atentar a requisitos oriundos de outras fontes, como as normas do parque industrial onde se está instalado ou demandas da comunidade vizinha à planta. A Norma define como obrigatória a criação de canais de comunicação, interno e externo, que permitam a manifestação de qualquer parte interessada.
* Avaliação aprofundada e detalhada dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade: para