ATPS SGA
INTRODUÇÃO
As mudanças que vem ocorrendo na sociedade, principalmente na maneira das pessoas de enxergar o meio ambiente, estão fazendo com que os paradigmas sobre esse assunto sejam repensados por todos. Nessa nova etapa pela qual todos estão passando a perceber e ter maior responsabilidade com o meio ambiente. É derivada da diminuição na qualidade de vida e do nível de degradação da natureza que vem acontecendo ao longo dos anos.
Com esse novo conceito ambiental, a sociedade passou a exigir e influenciar modificações a todos, onde inclui o Estado e as organizações empresariais.
Com a gestão ambiental ganhando importância as empresas constataram que demonstrar qualidade ambiental é um item considerado importante por seus clientes sendo hoje as pessoas mais informadas e motivadas para o assunto, estudando o assunto foi constatado no histórico ambiental as empresas começaram a ter uma preocupação com essa questão, a partir de problemas ocasionados ao meio ambiente a sociedade passou a cobrar mais competência e ética das organizações para minimizar danos a natureza, que conseqüentemente afetava a coletividade. Uma vez entendida a evolução da questão ambiental, sua relação com o ramo empresarial e os principais problemas que afetam a humanidade, pôde-se definir a gestão ambiental.
Algumas empresas utilizam algumas técnicas um tanto quanto caras, porem utilizam também técnica simples e que praticamente não possuem custos, segue abaixo alguns exemplos de práticas utilizadas:
- Reciclagem: o reaproveitamento do lixo reciclável ajuda a não poluir o meio ambiente e gera renda para empresas e trabalhadores.
- Reuso da água: gera economia de água para as empresas e evita o lançamento de água contaminada e poluída na natureza.
- Reflorestamento: áreas que sofreram a retirada de vegetação podem ser reflorestadas para preservar o meio ambiente.
- Uso de fontes de energia renováveis e limpas: estas fontes de energia, além de