Atps De Psicologia Social
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos humilhação social e invisibilidade pública, abordando o sofrimento psíquico enfrentando pelos sujeitos socialmente excluídos, especialmente aqueles que desenvolvem atividades consideradas desqualificadas.
Humilhação social
FILHO (2006) aborda a desigualdade social existe desde que o mundo é mundo e com o passar do tempo vem crescendo. Parte da sociedade é invisível, principalmente aqueles trabalhadores que sua função não condiz com o que a sociedade declara como digna.
São trabalhadores que precisam de condições não só física, materiais ou mental para viver.
De acordo com FILHO (2006), a vida das pessoas e seu cotidiano pode-se constatar que os mesmos se sentem humilhados por não ter condições financeiras e por não ser vistos e aceitos de uma forma positiva em meio a outras classes.
Segundo o autor não existe nada mais angustiante ou amargo para esses cidadãos que conhecem a vida comunitária do que participar de um bem privatizante, ou seja, eles não se dar o direito de usufruir de um bem sem que os outros também tenham as mesmas possibilidades, então essa impossibilidade de compartilhar o mundo faz-lhe despencar, cair um sentimento de não existir para os outros ou não consentir a própria existência, de não possuir direitos.
Há também limitações trazidas por aquelas pessoas que vem de uma cultura simples e estável, como aquelas pessoas de cidade pequenas ou até mesmo da zona rural que chegam a lugares de cultura mais agitadas, que tem uma menor relação pessoal com as grandes cidades, que acabam deparando com a dificuldade de choque cultural, ficando presas em bairros pobres, encarceradas pelo preconceito e pela falta de oportunidade.
Dessa forma muitos se frustram com as condições impostas pela sociedade às vezes perdendo sua própria identidade, passando a ser objeto de uma nova cultura, que é moldada pela população.
Até sua fala às vezes é discriminada,