ATPS Psicología Social
Gilza Maria de Andrade Silva RA: 7117511222
Lucia Fátima de Silva RA: 5531100289
Márcia Garcia Duarte RA: 7160521821
Marta Rares da Conceição RA: 8987240293
Rosania Ferreira de Abreu RA: 6789418190
Rosilene Vieira Mendes RA: 7160522215
ATPS PSÍCOLOGIA SOCIAL
ANAPÓLIS
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ATPS- PSÍCOLOGIA SOCIAL
Relatório apresentado pelos (as) alunos (os) do Serviço Social 3º período, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de nota da disciplina, com a profª: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e a tutora: Leiko Matsui Rodrigues.
ANÁPOLIS
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma elaboração voltada ao entendimento do fenômeno social de Humilhação, Desigualdade e Invisibilidade. Deste modo, tais termos expressam características fundamentais na origem e formação da sociedade brasileira. Utilizaremos da filosofia política e da psicologia como ferramentas de auxílio do entendimento de tal fenômeno e por sua vez, fundamentar as ações e conceitos do Serviço Social. Tornar-se-á, deste modo, elemento de suma importância na análise e compreensão da Psicologia voltada às questões sociais e políticas do indivíduo. Por fim, exemplificaremos apresentando a realidade psicológica e social de um “catador”.
HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
O autor apresenta o problema da Humilhação Social, como um problema psicológico e político, ao mesmo tempo. Baseia-se em Freud e Marx, deixando bem claro que não existe rivalidade entre os pensadores e nem equivalência. Na verdade as teorias de Freud e Marx se complementam na elucidação deste fenômeno.
Deste modo, a humilhação social é efeito da desigualdade social (Marx) e, por sua vez, “a