Atps de matemática
Neste trabalho iremos relatar e conhecer melhor algumas formas que muitas vezes nos deparamos no nosso cotidiano como: equações polinomiais, geometria analítica, estabelecendo soluções de questões, relembrando como é feito o plano cartesiano, observando a reta e seus principais pontos e como essa funciona na pratica, através de gráficos, E ao mesmo tempo ensinando regras e técnicas de derivação.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS
Este tipo de equação surgiu desde antiguidade onde os egípcios gregos e entre povos utilizavam essa forma para facilitar a resolução de funções do segundo grau.
As equações polinominais ou algébrica possui sua forma: P(x) = 0, onde P(x) é um polinômio de grau n > 0.
Os babilônios foram um dos primeiros povos a utilizar a função do segundo grau, de forma semelhantes aos atuais ou pelo método de completar quadrados. Alguns matemáticos trabalharam com as equações polinomiais quando se tratavam de fórmulas que permitissem a obtenção de suas raízes.
A resolução da equação de segundo grau apresentada por Bhaskara surgiu no século XII, de onde surgiram duas contestações muito importantes, que apresentavam que em equações maiores de grau 1º poderia haver mais de uma solução, mas que em alguns casos a fórmula podia levar a uma raiz negativa, o que era desconhecido naquela época, por isso era considerado impossível resolver tal equação.
Consequentemente, todo polinômio de grau impar terá um número impar de raízes reais, por exemplo, uma equação polinomial de 5º grau terá necessariamente uma, três ou cinco raízes reais, ou seja, qualquer polinômio de grau impar com coeficientes reais, tem pelo menos uma raiz real, já os polinômios de grau par, com coeficientes reais, poderão não apresentar raiz real. Cada país resolvia de um jeito. Na Grécia, Euclides resolve equações polinomiais do segundo grau através de métodos geométricos.
Na Índia as equações polinomiais do segundo grau eram resolvidas completando quadrados, pois eles