atps de historia
Pedagogia – 3ª Série
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Didática e Prática de Ensino
Roberta Pinto Thurler de Jesus – R.A: 7334548317
Osasco/ São Paulo
Abril – 2013
Prof. Tutor presencial: Cindy
Profº EAD: Profa.
Somos feitos de Tempo?
Desde os primórdios a História é o que nos permite saber e entender o que está ao nosso redor. Por isso que ela se faz tão presente em nossas vidas.
É através da história que podemos contar como os fatos aconteceram e assim passar adiante deixando um legado para gerações posteriores.
Tudo o que acontece conosco é um pouco da nossa história e fará parte das história de outros. Desse modo os registros são importante para que se perpetue nossas histórias.
Graças ao registros dos mais antigos é que podemos saber como foram os momentos mais importantes do nosso país aconteceram e assim não repetir os mesmos erros ou repetir. Saber o que continua e o que mudou .
Toda a nossa vida se dá em uma história.
Reforma Protestante e Contrarreforma Católica
Causas
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principal mente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas