atps de formação social
O pintor Frances Debret chegou ao Brasil em 1816, como integrante da Missão Artística Francesa, antes de vir ao Brasil, por volta de 1806, trabalhava como pintor na corte de Napoleão se manteve no Brasil até 1831, pintando e desenhando os momentos marcantes que levaram à independência do Brasil, assim como os primeiros anos do governo do imperador. É interessante notarmos que o cenário que antecedeu a vinda do pintor francês a terras brasileiras estava um tanto quanto conturbado. Não podemos esquecer que Napoleão praticamente expulsou a Coroa portuguesa.
Em suas obras, Debret enfatiza os diferentes momentos da caminhada da civilização no Brasil: a relação entre os povos indígenas e o homem branco, as atividades econômicas e a atuação da mão de obra escrava e, dentre outras, procurando resgatar particularidades do povo e do país.
Debret é reconhecido como o principal retratista do Brasil Imperial seus ícones retratam a sua viagem ao Brasil , não há duvidas de que a sua vinda ao Brasil foi impactante, pois o mesmo tronou-se o pintor e cenógrafo oficial da monarquia brasileira. Com muito talento desempenhou com bravura sua missão e alcançou resultados que estavam muito além das expectativas.
Destacamos algumas de suas obras: 1- castigo de escravo, 2 - guerreiro indígena a cavalo, 3 - Caçador de escravos, 4 - pintou belas marinhas da costa sul brasileira, paisagens da mata nativa.
Carlota Joaquina
Cena 01 –
Cena 02 –
Cena 03 –
Cena 04 –
Republica da Espada
O termo Espada faz referencia à atuação dos militares na transição entre a Monarquia e Republica, além disso os presidentes desse período eram militares.
Principais Pontos dessa constituição
Preâmbulo da Constituição de 1891.
Os principais pontos da Constituição foram :
• Abolição das instituições monárquicas;
• Os senadores deixaram de ter cargo vitalício;
• Sistema de governo presidencialista;
• O presidente da