ATPS De Controladoria E Sistemas De Gest O Cont Beis Etapa 3 E 4
1327 palavras
6 páginas
ATPS de Controladoria e Sistemas de gestão ContábeisMatéria – Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis
Alunos - Carolina Eleta Corsi 7° Semestre / RA 0950676
Débora C. Feriani 8° Semestre / RA 0901355218
Letícia Carvalho Dias 8° Semestre / RA 0901354141
Ronaldo A. Ferreira 8° Semestre / RA 0901350960
Etapa 03 – A Controladoria na estratégia
Estudo de caso Nintendo
Inicio do mercado O Mercado de Jogos eletrônicos foi iniciado em 1972 com a fundação da Atari por Nolan Bushnell nos Estados Unidos. Como foi a primeira empresa entrar neste segmento de mercado, a Atari foi responsável por desenvolvê-lo e se beneficiou por não ter concorrentes durante quase uma década de operação. Quando iniciada a década de 1980, a Atari começou a apresentar sinais de que deixaria de reinar absoluta no mercado. A empresa, havia se envolvido em grandes problemas que fizeram com que mais tarde a Atari praticamente fosse extinta do mercado. Analisando cinco forças do mercado definidas por Porter, para a Atari em 1983:•
Ameaças dos novos entrantes;
Poder de barganha dos fornecedores;
Poder de barganha dos compradores;
Ameaças de substitutos e
Rivalidade entre os concorrentes .
A Nintendo entra no mercado
Em 1984 chega ao mercado americano uma empresa de origem japonesa, a Nintendo, que viria a ser a próxima líder do mercado do setor de jogos eletrônicos domésticos. A Nintendo possuía como força a associação com as softhouse, uma vez que estes sempre estavam em disputas com a Atari. A Fraqueza da Nintendo era ser uma empresa nova no mercado, e de origem japonesa, pois o Japão ainda não era conhecida naquela época como mantenedora de empresas de tecnologia de ponta e a Atari de origem americana, já estava consolidada no mercado.
As ameaças a que a Nintendo estava exposta eram a recuperação da Atari e a entrada de novos concorrentes, como aconteceu anos mais tarde.
A força dos fornecedores era moderada porque havia um problema em se tentar desenvolver um aparelho potente que