ATPS de Contabilidade e Or amento P blico 2
PÓLO: TERESINA-PI
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Carlos Augusto da Silva - RA 350755
Francisco Passos de Sousa - RA 375819
Raon Tenório Pitombeira - RA 397066
Vanessa de Alencar Araújo - RA 351898
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão e aprovação na disciplina de Contabilidade e Orçamento Público, no curso de Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera - UNIDERP.
TUTOR: Prof. Esp. Delsi Lima Martins.
TERESINA – PIAUÍ
NOVEMBRO/2014
INTRUDUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo o estudo do orçamento público, pois atualmente é de grande importância que os gestores públicos tenham o controle das contas públicas, visto que é um tema que preocupa nossa sociedade. Uma boa gestão dos gastos tem sua influência direta na implantação das políticas-públicas para a população que necessita de satisfazer suas necessidades básicas como saúde, educação, saneamento básico, etc. Sabemos que um bom gestor deve gastar de acordo com o que se planeja, e dessa forma o controle das despesas passa a ser feito de forma mais eficiente, bem como a obediência ao que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, analisaremos a importância do orçamento em suas várias dimensões, analisando a sua importância contábil, política, econômica e social.
ETAPA 1
Contabilidade Pública.
Define-se como o ramo da contabilidade que estuda, orienta, controla e demonstra a organização e executa da Fazenda Pública; o patrimônio público e suas variações. E tem por objetivo captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais das entidades de direito público interno, ou seja, a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Portanto, seu escopo relaciona-se ao controle e gestão dos recursos públicos. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar