ATPS DE CARGOS SAL RIOS E BENEF CIOS
POLO ANHANGUERA DE CAXIAS-MA
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANA
DISCIPLINA: ATPS DE CARGO, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS.
TUTORA: PRISCILA MARIA MOURA DE OLIVEIRA GOMES
ALUNOS/RA: EDVALDO ARAÚJO SILVA – 438398
EDVAN DA SILVA CARVALHO – 425487
NALLYSSONDEJESUSNASCIMENTOSALAZAR-43381
JOSÉ RIBAMAR QUEIROZ VILANOVA FILHO–424540 RUDSON VALE COSTA- 411224
LUÍS G. R. EVANGELISTA MARTIN-8384817310
ATPS DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS.
CAXIAS-MA NOVEMBRO/2014
O SALÁRIO MOTIVA?
A palavra motivo vem do latim motivos que significa aquilo que se movimenta, que se move, faz andar. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dar origem a uma tendência, a comportamento específico. E uma das questões, mas polêmica referente ao salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários.
Se estudarmos a evolução do pensamento administrativo, detendo-nos, primeiramente, na “Teoria a Administração Cientifica”, de F. Taylor. Ele não se preocupada, em absoluto, com a satisfação que o empregado poderia ter se executasse um trabalho no qual pudesse acompanhar o processo de produção. Tornou o homem uma marquinha facilmente substituível, e como recompensa, os, mas altos salários, mas estes não os satisfaziam, era apenas forma de sobrevivência.
Tal situação gerou muitos problemas para administradores da época, em frente à tamanha desmotivação.
Com os estudos de Hawthorne (na década de 20 a 30), as quais foram à base da “Teoria das Relações Humanista”, dentro de uma “Abordagem Humanística da Administração”, E. Mayou concluiu, que o grupo social dentro das organizações informais, afeta profundamente as atitudes dos funcionários. Então começou a se estudar os fatores que