Atps de calculo
PROF. EDSON R. DE SOUZA
1. Os blocos A e B têm massas mA = 8,0 kg e mB = 2,0 kg e estão apoiados num plano horizontal perfeitamente liso.
Aplica-se ao corpo A a força horizontal F, de módulo 2ON. a) Qual a intensidade da aceleração dos blocos A e B? b) Qual o módulo da força de contato entre os blocos A e B?
2. Dois blocos idênticos, de massas m1 = m2 = 5 kg, unidos por um fio de massa desprezível, jazem sobre uma mesa lisa e horizontal conforme mostra a figura a seguir. A força máxima a que esse fio pode resistir é 50N. a) Qual o valor da aceleração adquirida pelos blocos? b) Qual a intensidade da Força F para as condições descritas neste problema?
3. O corpo A, de massa 20 kg, apoiado sobre uma superfície horizontal e lisa, está parado, prestes a deslizar, preso por um fio ao corpo B, de massa 5 kg.
Considerando-se o fio e a roldana ideais e adotando-se g=10m/s²: a) Determine a aceleração adquirida pelo conjunto. b) Determine a tração no fio que une os corpos A e B.
4. Dois blocos idênticos, unidos por um fio de massa desprezível, jazem sobre uma mesa lisa e horizontal conforme mostra a figura a seguir. A força máxima a que esse fio pode resistir é 20N.
[pic]
Qual o valor máximo da força F que se poderá aplicar a um dos blocos, na mesma direção do fio, sem romper o fio?
5. Dois blocos de massa igual a 4kg e 2kg, respectivamente, estão presos entre si por um fio inextensível e de massa desprezível. Deseja-se puxar o conjunto por meio de uma força F cujo módulo é igual a 3N sobre uma mesa horizontal e sem atrito. O fio é fraco e corre o risco de romper-se. [pic]
Qual o melhor modo de puxar o conjunto sem que o fio se rompa, pela massa maior ou pela menor? Justifique sua resposta.
6. Os blocos A e B têm massas mA = 8,0 kg e mB = 2,0 kg e estão apoiados num plano horizontal cujo o coeficiente de atrito é μ=0,25
Aplica-se ao corpo A a força horizontal F, de módulo