Simbolismo
1. Foi um movimento ocorrido no final do século XIX que representa a quebra da mentalidade cultural dos movimentos literários como Realismo, Naturalismo e Parnasianismo * No Simbolismo, ao contrário do Realismo, não há uma preocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-se com a sugestão. * A importância da percepção sensorial é utilizar, através de textos literários, uma maneira de expressar as sensações dos leitores. A sugestão para a estética simbolista tem como importância revelar as correspondências entre a natureza e o humano, indo além do que é visível.
2. Se caracterizou por acentuar o negativismo e a postura saudosista que marcaram o período. Esssas duas posturas influenciaram fotemente a produção artística do fim do século XIX * Porque a poesia de Eugênio de Castro favorece a exploração de elementos da linguagem, produzindo uma poesia mais superficial, que não se dedica à investigação sobre o mundo das essências. * A construção de imagens de uma infância idealizada e de uma vida idílica no campo associada ao tom coloquial presente em muitos dos poemas do autor fez com que sua obra fosse muito apreciada pelo público da época. * Camilo Pessanha expressa a verdadeira vocação dessa estética: uma procura desesperada de respostas para questões de natureza existencialista. Com uma linguagem moderna, livre dos vícios dos simbolistas superficiais, a poesia de Camilo impressiona pela evocação de sentimentos de desolação, desconsolo e angústia profundos.
3. Se caracterizou como elemento transformador da realidade, por meio da ampliação da percepção humana. * Ele usa termos associados à cor branca, como neve, névoas, alvas, brumas, lírios, palidez, lua.Essa recorrência indica uma busca incessante pela “ pureza das Formas eternas, das Essências das coisas”, que define o projeto literário simbolista. * Para Alphonsus, a morte é acolhida como o momento de passagem, de transformação, que abre as