atps de automação
ENGENHARIA MECÂNICA
NOME: ANDRÉ LUIZ DE SOUZA COSTA RA: 5137265089
NOME: HUGO SCARAMBONE SANTIAGO AJALA RA: 2121216933
NOME: OSMAR ARGENAU JUNIOR RA: 1183404319
NOME: JOSÉ RONALDO AGOSTINHO ROLIM RA: 1108357986
NOME: JONATHAN NICOLAS CORREA RA: 1106279163
NOME: MATHEUS DE LISBOA ALMEIDA RA: 2158232731
NOME: FERNANDO JOSÉ DA CUNHA RA: 18012875412
PROFESSOR: MAURÍCIO
Forja é uma fornalha de que se servem os ferreiros e outros artífices para incandescer os metais para serem trabalhados numa bigorna; Do francês, forge e do Latin, fabrica.
Ferreiro forjando
Forja é um sistema composto dos seguintes itens: fornalha (material carburante e ar), bigorna, martelos, tenazes e liquidos para arrefecimento (óleo/água). Neste sistema o ferreiro atua no metal aquecido a fim de gerar uma forma desejada. A principal ação é a deformação da estrutura inicial. Posteriormente segue-se para o tratamento térmico para o conferir ao metal as qualidades desejadas
Para se forjar uma barra de metal, é necessário colocar, primeiramente, o minério na fornalha para ser transformado em barra. Em seguida, com a barra já pronta, apoia-se a barra na bigorna, e acertando o martelo na mesma, esquentando a barra (fazendo com que ela fique modelável) e criando um novo produto.
Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si1 ) é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. Fonte: Lacombe (2004)
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, ou seja maximizando a