Atps de administração
A história da Administração surgiu por volta de 5.000 a.c, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim à arte de administrar. Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis.
Surgimento da Administração na Sociedade
O surgimento da Administração moderna teve seu inicio com a 1º Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. O uso da máquina no processo de produção provocou um surto enorme na industrialização, que se estendeu da Europa até os Estados Unidos.
A revolução teve duas fases distintas: a primeira, o carvão como fonte de energia e o ferro como matéria-prima. A segunda a eletricidade derivado do petróleo como fonte de energia e o aço como nova matéria-prima. Ao final desse período o mundo já não era mais o mesmo, a moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial:
1º O crescimento acelerado e a desorganização das empresas, passaram a exigir uma administração capa de substituir o empirismo (O que provem de experiência prática ou observação, e não de conhecimento teórico) e a improvisação.
2º Necessidade de maior eficiência e de produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição de mercado.
Já no século XX, surge o