ATPS DE ADMINISTRA O DE RH 1
ALINE APARECIDA BERNARDES DE ALMEIDA SENE – R.A. 372324
JOICE CRISTINA DOS SANTOS ARRUDA – R.A 372562
LUCIMARA HELENA CIPRIANO – R.A 375882
SONIMAR SEBEN – R.A. 372728
PLANO DE AÇÃO PARA BOM RELACIONAMENTO COM EMPREGADOS
Prof. Raquel de Oliveira Henrique
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO ROSEIRA-SP
03/11/2014
Etapa 1
Antigamente, pensava-se que o capital financeiro de uma empresa fosse o produtor de lucros e bens da empresa.
A vida das empresas, desde a Revolução Industrial, era caracterizada pelo controle de produção, mão-de-obra braçal, sistemas gerenciais fechados e hierárquicos; a empresa era burocratizada, os funcionários buscavam por estabilidade num cenario de subordinação e dependência.
A Gestão de Pessoas pode ser definida como a área ou o setor administrativo da organização que veio para mudar tal cenario, pois mantém e conduz todas as gerenciais das “pessoas” que dela fazem parte, através de entrevistas, seleção, recrutamento, treinamentos, avaliações, recompensas e manutenção destas.
Todos os gestores ou administradores das organizações, desde o presidente ao executivo, precisam da ajuda das “pessoas” para a realização de todas as funções, pois eles não fazem seu trabalho sozinho, e pra isso desenvolvem as quatro funções administrativas:
Planejamento
Organização
Direção
Controle
Essas funções são fundamentais para agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.
Todos esses processos tem igual importância, pois fazem parte de um conjunto de atividades que estruturam a organização a um crescimento valorizado dentro da sociedade que ocupam. Tais funções, se trabalhadas integralmente, com comunicação eficiente e ordenada, fazem com que a conectividade entre os serviços