ATPS Corrosão
Neste trabalho iremos falar sobre metais que tem maior capacidade de doar eletrons e reagir com substancias como ferro, alumínuio, magnésio, cobre, zinco e o gás hidrogenio.
Iremos ver a reatividade de alguns metais oxidando tendo contato com determinados reagentes, os metais possuem uma fila de reatividade química, a quais eles obedecem, ela vai dos metais menos nobres para os metais mais nobres, onde os metais menos nobres são mais reativos do que os mais nobres, como é mostrada na sequencia abaixo:
K>Na>Li>Ca>Mg>Al>Zn>Fe>Ni>Pb>H>Cu>Hg>Ag>Pt>Au
Nos metais menos nobres é incluem os metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, e outros metais, os mais nobres são os metais à direita do hidrogênio (H) na fila de reatividade.
Tendo como objetivo observar como os metais são reativos e analisar as reações de oxi-redução, e observar se houve ou não uma reação de deslocamento.
Procedimentos e resultados.
Reação dos metais com sais: Em três tubos de ensaio, foi colocado um pequeno fragmento de zinco metálico, em seguida, adicionado na ordem, em cada tubo, 2ml de sulfato de cobre 0,5M (CuSO4 ),2ml de cloreto de sódio 0,5M ( NaCl), e 2ml de nitrato de prata 2% (AgNO3 ).Os três tubos foram agitados e se observou no primeiro tubo de ensaio que o zinco obteve uma coloração escura ao reagir com o sulfato de cobre,e no terceiro tubo, o zinco também obteve coloração escurecida e se dissolveu ao reagir com o nitrato de prata. No segundo tubo de ensaio não houve ocorrência de nenhuma reação,pois o sódio está a frente do zinco na fila de reatividade,não tendendo a doar elétrons ao Na.
1a REAÇÃO: Zn + CuSO4 -> ZnSO4 + Cu
2a REAÇÃO: Zn + 2AgNO3 = 2Ag + Zn(NO3 )2
Reações de metais com ácidos: Em cinco tubos de ensaio distintos, foram adicionados 2ml de ácido clorídrico 0,5M (HCl) e a seguir,em cada tubo adicionado em cada um, alumínio (Al),zinco (Zn),cobre (Cu),ferro (Fe), e magnésio (Mg).Foi constatado que todas as substâncias reagiram