Faculdade Anhanguera de Bauru
Av. Moussa Nakhi Tobias. 33 Bauru – SP
ATPS – ELEMENTOS DE MÁQUINAS
Engenharia de controle de Automação
3º ano – 5º Série – Turma B
Bauru,
de
de 2015
Passo 01
Definir quais serão os dados que a equipe ira utilizar para calcular todo o projeto de guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA’s dos integrantes do grupo e identificar os dados na tabela da ATPS.
Soma dos últimos algarismos: 2+8+8+6=24
Portanto de acordo com a tabela na ATPS, nosso guindaste deverá suportar uma carga de 4500lbf
(2041,16584155 kgf)
Passo 02
Fazer a pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico.
1 – Deformação Elástica
2 – Escoamento
3 – Indentação
4 – Fratura Frágil
5 – Fadiga
6 – Corrosão
7 – Desgaste
8 – Flambagem
Deformação Elástica
Esse tipo de deformação é provocado por uma tensão ou variação térmica.Toda Deformação Elástica acontece por meio de uma tensão não proporcional. Esse tipo de deformação é reversível, pois uma vez retirada a tensão que ocasionou a deformação, o material volta ao normal.Os efeitos das molas são considerados deformações plásticas. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado.Vale lembrar que a deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força que a provoca. A deformação também ocorre quando há uma variação térmica que altera a forma de um corpo.Existem três tipos de deformações por tensão: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.Na deformação elástica, o corpo é submetido a uma força que não supera a tensão de elasticidade, demonstrada pela Lei de hooke, por isso o corpo retoma seu estado inicial.
Escoamento
Limite de escoamento, também chamado de tensão de cedência ou tensão de limite elástico (em Portugal), ou tensão de escoamento (no Brasil), ou aindalimite elástico aparente, é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de