ATPS CONTINUA O PASSO 2
Segue abaixo um resumo comparativo dos tipos de elevadores com suas diferenças no uso do dia-a-dia:
Instalação: Atualmente, elevadores elétricos residenciais dispensam a construção casa de máquinas, tornando a instalação mais fácil e barata que seus equivalentes hidráulicos, que ainda necessitam deste item.
Segurança: As rígidas normas garantem igualdade na segurança em ambos os tipos. Além do mais, equipamentos elétricos modernos também possuem dispositivos de resgate em falta de energia, assim como os hidráulicos e a vácuo.
Velocidade: Elevadores hidráulicos e a vácuo são mais lentos do que elevadores eletromecânicos.
Ruído: Elevadores hidráulicos costumam ser mais barulhentos por utilizarem uma moto-bomba. Para isolar o ruído, é necessário construir uma casa de máquinas em áreas distantes dos quartos e outras áreas em que nenhum ruído possa incomodar. Os elevadores a vácuo são os mais barulhentos de todos, em nível semelhante ao de aspiradores de pó.
Custo: Se considerarmos somente o preço do elevador, os elevadores a vácuo são os mais caros, mas já incluem a caixa de corrida. Normalmente os equipamentos hidráulicos são um pouco mais caros que os elétricos e por utilizar motores mais potentes, exigem maior consumo de energia. Por fim, a manutenção dos equipamentos hidráulicos é muito mais cara do que a de um elevador elétrico com a mesma utilização e performance.
Sustentabilidade: Elevadores hidráulicos são muito menos ecológicos pois consomem uma quantidade enorme de óleos e de energia elétrica se comparados aos elevadores elétricos. Os elevadores a vácuo são bastante limpos, mas há poucas informações sobre seu consumo de energia elétrica quando em subida.