ATPS Contabilidade Tributaria
FACULDADE ANHANGUERA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS: CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
PROFESSOAR EAD: HUGO DAVID SANTANA
JOINVILLE
2° SEMESTRE 2014/ 1º BIMESTRE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1 4
ETAPA 2 10
ETAPA 3 13
ETAPA 4 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 22
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) procura criar situações semelhantes às existentes no dia a dia de um Contador, é uma forma interessante e bastante proveitosa dos acadêmicos de Contábeis já sentirem o gosto do que é ser um contador. Por meio da análise de vários artigos disponíveis na internet, que envolvem temas de Contabilidade Tributária abordada ao longo desse bimestre iremos aprender um pouco mais da teoria e da prática. De maneira criativa e eficaz o desafio proposto pelo autor impulsionou a equipe a desenvolver o que segue nas próximas páginas.
ETAPA 1
A EVOLUÇÃO DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO AO LONGO DO SÉCULO: ANOTAÇÕES E REFLEXÕES PARA FUTURAS REFORMAS.
A Constituição Brasileira adotou a composição do sistema tributário existente ao final do Império, em fevereiro de 1981,cuja principal fonte de receitas públicas durante o período era o comércio exterior, particularmente o imposto de importação que foi responsável por metade da receita total do governo as vésperas da Proclamação da República. Foi adotado o regime de separação de fontes tributárias, necessário para dotar os estados e municípios de receitas que lhe permitissem a autonomia financeira, com relação aos municípios, ficaram os estados encarregados de fixar os impostos municipais de forma a assegurar-lhes a autonomia. Tanto a União como os estados tinham poder para criar outras receitas tributárias.
Devido ao conflito gerado na Primeira Guerra Mundial, houve uma redução dos fluxos de comércio exterior que obrigou o governo a buscar receita através de bases domésticas.
Com o fim da guerra a receita do imposto de importação