ATENCAO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA Solla E Chioro 1
12113 palavras
49 páginas
Atenção Ambulatorial Especializada17. ATENÇÃO AMBULATORIAL
ESPECIALIZADA
Jorge Solla
Arthur Chioro
A lógica de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) pressupõe a constituição de uma rede de serviços organizada de forma regionalizada e hierarquizada, permitindo um conhecimento maior dos problemas de saúde da população de cada área, favorecendo a realização de ações de vigilância epidemiológica, sanitária, controle de vetores e educação em saúde, além do acesso ao conjunto das ações de atenção ambulatorial e hospitalar em todos os níveis de complexidade.
O acesso da população a esta rede deve se dar por meio dos serviços de nível primário de atenção, que precisam estar qualificados para atender e resolver os principais problemas que demandam serviços de saúde. Os que não forem resolvidos neste nível deverão ser referenciados para os serviços especializados ambulatoriais ou hospitalares.
Pode-se compreender o sistema de saúde a partir de distintas lógicas organizacionais. A engenharia organizacional do sistema mais difundida equivale à pirâmide clássica (Figura 1), em que o modelo de hierarquização e regionalização do SUS foi originalmente concebido (Chioro dos Reis & Scaff, 1998).
1
2
P OLÍTICAS E SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL
Figura 1 – Modelo da pirâmide: hierarquização e regionalização do SUS
NÍVEL TERCIÁRIO: atenção hospitalar
(resolve cerca de 5% dos problemas de saúde)
NÍVEL SECUNDÁRIO: Centros de Especialidades e
Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT)
(resolve cerca de 15% dos problemas de saúde)
ATENÇÃO BÁSICA: Unidades Básicas de
Saúde e Estratégia de Saúde da Família
(resolve mais de 80% dos problemas de saúde)
Outros modelos tecno-assistenciais em saúde, entretanto, permitem concebê-lo como uma rede horizontal interligada por pontos de atenção à saúde (Mendes, 2001); como um círculo, com múltiplas e qualificadas portas de entrada que possam privilegiar o acolhimento e a garantia de acesso de cada pessoa ao tipo de atendimento mais