ATPS Contabilidade Renata
Resumo do Vídeo 1:
Método de Escrituração é a forma de registro dos Fatos Administrativos e todos esses lançamentos são feitos no livro Diário, São dois os Métodos de Escrituração conhecidos: Método das Partidas Simples e Método das Partidas Dobradas.
Método das partidas simples: Esse método é especifico, e envolve um só elemento. Ele visa somente a entrada e saída do dinheiro, assim não considera outros elementos do patrimônio. Por esse motivo não é muito usado atualmente, pois assim não tem como controlar os outros elementos patrimoniais.
Método das partidas dobradas: Esse método é de uso universal, cada débito corresponde a um crédito de mesmo valor. Por esse método é registrado todos os acontecimentos do patrimônio, assim conhecemos todos os componentes do patrimônio. O registro por esse método é feito de ordem cronológica e obedecendo as disposições técnicas.
Todos os lançamentos são feitos no livro Diário.
Resumo do Vídeo 2:
Todos os eventos do patrimônio são classificados em contas, como abaixo:
Contas Patrimoniais:
Ativo: nesse grupo ficam os bens e direitos que compõem o patrimônio da empresa.
Passivo: Nesse grupo ficam as obrigações da empresa.
Receita: Na receita são registrados todos os valores recebidos pela empresa.
Despesas: Nesse grupo são registrados todos os reembolsos realizados pela empresa.
Contas de resultado:
São as receitas e despesas do período, e que no final do exercício é apurado o resultado. Este resultado, lucro ou prejuízo será incorporado ao Patrimônio através das contas: Prejuízos acumulados ou Reserva de lucros.