ATPS CONTABILIDADE INTERMEDIARIA
Contas
Débito
Crédito
Etapa 2
Regimes Contábeis
Para determinar o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício.
Existem dois regimes contábeis utilizados para a apuração do Resultado do Exercício: Regime de Caixa e Regime de Competência.
Regime de Caixa
O Regime de Caixa consiste na contabilização das receitas somente por ocasião do seu recebimento não importando a que período se refere o fato.
O método regime de caixa é usado em pequenas empresas ou para preparação de demonstrações financeiras de entidades públicas, devido ao fato de que o objetivo principal é identificar os propósitos e fins para os quais se tenham recebidos e utilizados os recursos, e para manter o controle orçamentário da atividade.
Regime da Competência
O Regime da Competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda. Nesse regime não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa (pagas ou recebidas) e sim data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.
As demonstrações financeiras realizadas pelo Regime da Competência oferecem aos usuários não somente informações a respeito das transações passadas, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro. Portanto, oferecem o tipo de informações sobre transações passadas e outro eventos, que são de grande importância aos usuários na tomada de decisões econômicas.
Sobra de dinheiro no caixa não é lucro
Exemplos:
Venda à vista de produtos comprados a prazo.
Venda de itens disponíveis em estoque que foram pagos anteriormente.
Prazo determinado para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas.
De