ATPS CONTABILIDADE INTERMEDIARIA
Ciências Contábeis
Contabilidade Intermediária
Plano de Contas
O que é um Plano de Contas
É o conjunto de contas utilizadas para a contabilidade de uma respectiva organização. São todas as movimentações feitas pela empresa, seja em dinheiro, cheque ou transações eletrônicas, que representam valores e são registradas na Contabilidade. Para que possamos fazer o registro adequado dessas operações, são usados agrupadores de operações. Registramos nesses grupos e subgrupos todas as operações que a empresa faz. Essa organização tem como função uma maior clareza para a tomada de decisões.
Exemplo: Se você faz uma operação pelo Banco X são registradas na Conta Banco X, se você fizer a mesma operação no mesmo dia, em outro banco, será registrado em outra conta denominada Banco Y, e assim por diante, dividindo todas as operações dentro de contas no seu balanço. O plano de contas consiste na relação dessas contas que temos dentro do balanço. Exemplo: Na conta Ativo teremos as contas Bancárias, a Conta Cliente, Conta de Estoques, Conta para Imobilizados. Ele permite que se organize a forma pela qual poderá ser visto o resultado de uma empresa. Plano de Contas Sintético: Agrupamento das contas, sem detalhamento das contas, o que dificultaria a análise dos resultados da empresa. Trabalhar no plano de contas consiste em ampliar o nível de detalhamento até o nível que seja útil ao gestor.
Exemplo de Plano de Conta Sintético Conta Nome
4.1.1.001 Despesas com Pessoal 4.1.1.001 Despesas Administrativas 4.1.1.003 Despesas com Comunicação 4.1.1.004 Despesas com Ocupação
Plano de Contas Analítico: Um maior detalhamento das contas, elas possuem subcontas dentro de um determinado grupo, facilitando a análise das contas.
Exemplo de Plano de Conta Analítico
Conta Nome
4.1.1.001