Atps comportamento organizacional
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO SOROCABA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sorocaba/SP
Abril/2012
INTRODUÇÃO
À medida que os gestores se preocupam em fazer corretamente as coisas eles estarão se voltando para a eficiência. Porém quando eles verificam se as coisas bem feitas são aquelas que realmente deveriam ser feitas, estão se voltando para a eficácia.
Uma organização pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz no alcance dos seus objetivos, ou vice e versa. Dentro de um ponto de vista mais amplo, Chiavenato afirma que esse equilíbrio entre eficiência e eficácia está ligado a habilidade da organização em explorar o seu meio ambiente, seja para obter recursos, seja para nele colocar o resultado de suas operações. Em outras palavras, ela precisa ser planejada, organizada, dirigida e controlada.
Eficácia é uma medida normativa do alcance de resultados, enquanto a eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos disponíveis nesse processo. Em termos econômicos, ele define que a eficácia de uma organização se refere à sua capacidade de satisfazer as necessidades da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (sejam bens ou serviços), enquanto que a eficiência é uma relação técnica entre entrada (insumos) e saídas (resultados). Nesses termos a eficiência é uma relação entre custos e benefícios.
Assim, a organização ganha força no mundo empresarial para se desenvolver e adaptar-se às mudanças. Flexibilidade e a capacidade de enfrentar transformações dependem basicamente dos recursos humanos que a organização. Aproveitar o máximo do conhecimento, das habilidades e outros predicados do colaborador é uma das maneiras mais eficazes de uma organização obter sucesso.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Podemos definir Comportamento Organizacional como uma ‘cultura’ que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhor o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma