ATPS COMPETENCIAS PROFISSIONAIS 1
Centro de Educação a Distância curso: administração – 7º PERÍODO
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS.
Nome dos Integrantes e RA:
1. Ozana Gomes de Souza – RA 396791
2. Rosana – RA
3. Claudia – RA
4. Karla – RA
5. Rafael – RA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS.
PROFESSOR TUTOR: DAISE WASEN GONÇALVES
PROFESSOR EAD:
VITÓRIA/ES,
INTRODUÇÃO
Como alternativa ao tradicional conceito de “capacitação” – que envolve elementos organizados da educação formal e da experiência profissional, geralmente voltados para o desempenho de tarefas especializadas –, na sociedade contemporânea observa-se uma progressiva preocupação com a questão das “competências”. Por tratar-se de um tema polêmico, para muitos estudiosos o modelo de competências pode remeter a características individuais dos profissionais, com tendências ao enfraquecimento das ações coletivas no campo do trabalho, à irrestrita subordinação aos princípios do mercado e à despolitização política e social. Além disso, tanto na esfera da educação quanto no mundo do trabalho a noção de competências é polissêmica, podendo assumir vários significados diferentes.
Mesmo que o debate comporte várias abordagens, cabe destacar que um determinado conceito de competências expressa as características e os interesses sociais, políticos, culturais e pedagógicos do grupo que o elabora. É neste sentido que a noção de competências pode ser entendida como uma construção social, e por isso é motivo de disputas em torno do seu significado, que divide as opiniões.
Apesar de muitas críticas ao modelo de competências serem pertinentes, essa discussão pode ser de grande valia para os profissionais de recreação. Afinal, permite vislumbrar possibilidades diferenciadas para a formação nesta área, tendo em vista buscar alternativas críticas e criativas às sistemáticas tradicionais, ainda limitadas à aquisição formal de conteúdos e à dimensão técnica da ação profissional em recreação.