ATPS CK 2
Passo 1
Tensão Senoidal, princípio de geração
A tensão Senoidal ou alternada, tem o princípio de geração nas combinação de elementos naturais, mecânicos, térmicos ou químicos (hidroelétricas, usinas eólicas, usinas térmicas ou nucleares).
A energia gerada nas hidroelétricas é a combinação do potencial hídrico de rios (energia potencial) com o movimento gerado pelas turbinas (energia mecânica) que estão conectados a um gerador elétrico, das usinas hidroelétricas, que irá transformar a energia mecânica em elétrica.
Esquema de funcionamento de uma hidrelétrica Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo
O princípio para obtenção de tensão senoidal é basicamente as combinação de recursos naturais e recursos mecânicos.
Através de movimentos rotatórios em um gerador é gerado um sinal senoidal. A tensão senoidal é um sinal onde a intensidade e a polaridade alteram-se ao longo do tempo, esses sinais geralmente são periódicos.
A tensão senoidal e a corrente alternada é a onda mais importante e utilizada, pois e a forma de onda gerada nas usinas geradoras e distribuídas pelas concessionárias, e os maiores consumidores são as indústrias, comércios e residência. A energia elétrica é gerada e distribuída em grande escala em tensão e corrente alternada devido à grande facilidade tanto na geração como na transformação dos níveis de tensão (elevação ou redução).
Como as usinas de geração de energia elétrica ficam distante dos centros consumidores é necessário elevar a tensão a níveis que chegam a 750Kv, para reduzir as perdas no transporte
(Por exemplo efeito Joule). Nas subestações das concessionárias a tensão é novamente reduzida e distribuída aos consumidores.
Os motores de corrente alternada possuem características o qual faz eles serem mais empregados desde do princípio da energia elétrica nas usinas até nos sistemas básicos de funcionamento em industrias, comercio e em nível residencial, devido a sua baixa complexidade de construção diferente de motores de corrente