ATPs Ciências Sociais
ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS SOCIAIS
PARTICIPANTES:
AILTON ALAN DE VASCONCELOS / RA:8325773131
JAILA BRUNA NASCIMENTO / RA: 7986697485
MARIA JAQUELINE PINTO / RA: 7562649740
RONIER DILSON BRANDÃO / RA:8314770640
VALQUÍRIA IANA ARAÚJO / RA: 442677
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TUTOR
PROF. ANTÔNIO ROBSON ARAUJO
ACARAÚ-CE,
NOVEMBRO, 2013.
Introdução
Primeiramente vamos compreender o conceito de cultura, individuo e sociedade
Cultura é uma Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece.
Individuo é o ser apenas biológico, que se distingue de pessoa social.
Sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade..
Dias em seu livro de sociologia geral diz que, Cultura é algo que está dentro de todo ser humano, o individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos cultura junto aos seres humanos, portanto todos os grupos humanos possuem culturas, cada um seguindo os seus pontos de vista do que é certo ou errado e a partir do momento que julgamos a cultura do outro , estamos utilizando da nossa própria cultura, do que consideramos ser bom, ou correto, e não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, existe apenas culturas diferentes.
Desde muito tempo o homem sempre foi acostumado a viver em grupo, os nômades nunca andavam sozinhos, os homens das cavernas também não, ou seja, não faz pouco tempo que o homem acostumou-se a viver em sociedade, quando uma pessoa vive sozinha, ela é chamada de esquisita,