Atps calc 2
Aula-tema: Conceito de Derivada e Regras de Derivação
Passo 1
Velocidade Instantânea é a velocidade é a rapidez com que o corpo em movimento passa por uma determinada posição x, num determinado instante t. è o valor para que tende a velocidade média do corpo quando ∆t tende a zero.
V = lim ∆x = dx ∆t⇾0 ∆t dt
A velocidade é a derivada do espaço em relação ao tempo.
Exemplo: x= 5t² - t³ - 6t + 4 * Velocidade t= 1s: x=5t² - t³ - 6t + 4 v= dx = 5x2t2-1 – 3t3-1 – 6 + 0 dt v= 10t – 3t² - 6 v= 10x1 – 3x1² - 6 v= 1m/s
* Aceleração t= 8s: v= 10t – 3t² - 6 a= dv = 10 – 2x3t2-1 – 0 dt a= 10 – 6t a= 10 – 6x8 a= -38 m/s²
Passo 2
Gráfico x(m) x t(s) x= 5t² - t³ - 6t + 4
Gráfico V x T v= 10t – 3t²-6
Passo 3
A aceleração é uma medida da variação da velocidade. Quando uma partícula tem movimento retilíneo com velocidade constante, a aceleração é nula (zero).
a= dv dt
Passo 4
Gráfico a x t a= 10 – 6t
Etapa 2
Aula-tema: Conceito de Derivadas e Regras de Derivação
Passo1
O desígnio do trabalho é explicitar o número de Euler, instituído por Leonhard Euler um grandioso matemático, que desenvolveu cálculos em sua época os quais, de quão importantes, são empregados até o presente.
O número de Euler é uma constante matemática que engloba cálculos de nível superior, empregado, a título de exemplo, em: Cálculo de diferenciais e integradas.
O número de Euler é assim chamado em homenagem ao matemático Suiço Leonhard Euler, é à base dos logaritmos naturais.
As variantes do nome do número incluem: número de Napier, constante de Néper, número neperiano, constante matemática e número exponencial, etc. A primeira referência à constante foi publicada em 1618 na tabela de um apêndice de um trabalho sobre logaritmos de John Napier. No entanto, este não contém a constante propriamente dita, mas apenas uma simples lista de logaritmos