Atps bd etapas 1 e 2
Passo 2:
Sistemas de Gerenciamento de Arquivos X ( SGBD )
Realizando a comparação entre um GA e um SGBD, identificamos que o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados tem uma qualidade superior que um Gerenciador de Arquivos. Seguem pontos a serem destacados:
* Visão do Usuário: No SGBD podemos definir de que forma um usuário pode visualizar os dados, por exemplo, podemos diferenciar a forma que serão consultados os dados através de um Analista para um Gestor, ambos necessitam de informações porém com visões diferentes.
* Transações: Deve ser destacado que um SGBD pode garantir a integridade referencial em seu esquema de dados, ou seja, o mesmo possui o controle de gravações e cancelamento de inclusões/modificações caso tenha algo divergente. Podemos exemplificar este ponto através de um caixa eletrônico, que se identifica que o saldo da conta esta negativo, não libera dinheiro, cancelando as transações feitas até o instante da liberação do dinheiro.
* Acesso: Em GAs acontece geralmente que o arquivo é travado através de dois usuários buscando um mesmo registro, acontece que o segundo usuário fica bloqueado, aguardando o segundo finalizar o procedimento que esta fazendo neste registro. Podemos evitar este tipo de situação através do SGBD, pois através deste Sistema de Gerenciamento não temos este problema.
* Auto-Contenção: O SGBD contém além de seus dados, os relacionamentos, descrição e forma de acesso, ao contrario de Gerenciador de Arquivos
Mediante as informações acima, podemos dizer que o SGBD pode trazer maior integridade as informações, gerencia o acesso dos usuários e controla redundâncias. Além das informações acima, também podemos citar o Backup de dados, que traz maior segurança ao usuário.
Passo 3: 1. Modelo de Dados Modelos de dados são formas de representação para exemplificar a forma em que esta armazenado seu banco de dados. Hoje temos quatro tipos de Modelos de Dados utilizados por