Atps banco de dados i
ATPS – Banco de Dados I
Campinas
2011
Índice
ATPS – Etapa 1 2 Conceitos Fundamentais de Banco de Dados: 2 Arquivo 2 Registro 2 Campo 2 Chave Primaria 2 Chave Secundária 3 Chave Candidata 3 Características Típicas de um SGBD: 3 Arquitetura de SGBD: 3 ATPS – Etapa 2 4 DBDesign 4 Normalização do Banco de Dados 4 Primeira Forma Normal 5 Segunda Forma Normal 5 Terceira Forma Normal 5 1ª Forma Normal (1NF): 6 2ª Forma Normal (2NF): 6 3ª Forma Normal (3NF): 6 Bibliografia 7
ATPS – Etapa 1
Conceitos Fundamentais de Banco de Dados:
Para compreender com maior facilidade os conceitos relativos à Banco de Dados é de suma importância revisar alguns conceitos básicos referentes à teoria e terminologia de arquivos convencionais, haja vista, que os primeiros SGBD foram criados a partir do aperfeiçoamento de sistemas gerenciadores de arquivo, e ainda utilizam muito da base conceitual e da terminologia de arquivos.
Arquivo
Um arquivo é uma coleção de Registros do mesmo tipo, ou seja, referentes a um mesmo assunto e com o mesmo formato padrão (layout). Constitui o componente do sistema no qual são armazenados os dados, que combinados através dos programas servem de base para a geração da informação desejada pelo usuário, através de relatórios e consultas on-line.
Um sistema de controle de notas, por exemplo, pode armazenar seus dados em diversos arquivos, cada um contendo informações sobre um determinado item do sistema: Aluno, Professor, Matéria, Nota, etc.
Essas informações podem ser combinadas através de programas para gerar, por exemplo, o Boletim Escolar, a Pauta ou uma tela de Consulta de Notas.
Registro
Um registro é constituído por conjunto de campos valorados (contendo dados). Consiste na unidade de armazenamento e recuperação da informação em um arquivo. Geralmente, os registros de um arquivo possuem um formato padrão (layout), definidos pela sequência, tipo e tamanho dos campos que