ATPS Banco De Dados 2014
Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é uma coleção de dados inter-relacionados e um conjunto de programas para acessar esses dados. A coleção de dados, normalmente conhecida como banco de dados, contém informações relevantes para uma empresa.
O principal objetivo de um SGBD é proporcionar uma forma de armazenar e recuperar informações de um banco de dados de maneira conveniente e eficiente.
Os sistemas de banco de dados são atualmente onipresentes. A maioria das pessoas interage, direta ou indiretamente, com bancos de dados muitas vezes todos os dias.
Os sistemas de bancos são projetados para armazenar grandes massas de informação. O gerenciamento dos dados envolve tanto a definição de estruturas para o armazenamento de informações quanto o fornecimento de mecanismos para a manipulação. Além disso, o sistema de banco de dados deve fornecer a segurança das informações armazenadas, em face das falhas do sistema ou de tentativas de acesso indevido. Se os dados são compartilhados entre vários usuários, o sistema deve evitar possíveis resultados anômalo.
1.2. Sistemas de Gerenciamento de Arquivos:
A melhor maneira de entender a natureza geral e as características dos bancos de dados de hoje é olhar para as características dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados:
Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, acarretando repetição dos dados gerando inconsistência nas informações.
O acesso aos dados está escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos. A manipulação dos dados contidos nos arquivos pelas aplicações específicas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara. Tomemos como exemplo a necessidade de inclusão de um novo campo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam este arquivo.
O sistema