ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
5º A ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Prof. kemmer
ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
BAURU
20/04/2012
Tipos de Investimento
De acordo com os conceitos apresentados no Livro Texto o investimento, no sentido econômico, significa fazer uso dos recursos disponíveis para gerar mais recursos no futuro, como, por exemplo, abrir uma empresa, fazer uma aplicação financeira ou cursar uma faculdade.
Os tipos de investimento podem ser divididos basicamente em investimentos públicos, que são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social e investimentos privados, onde os recursos aplicados são de pessoa física ou jurídica e visam retorno monetário aos investidores. Existem também os investimentos mistos que são aqueles em que governos ou entidades públicas e pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, juntas, disponibilizam recursos visando ao mesmo tempo o bem estar social e o retorno monetário.
Segundo Olivo (2012) os investimentos têm grande importância na área da economia, pois o crescimento de um país está diretamente relacionado aos investimentos realizados por este. Outra área onde o investimento é fundamental é dentro das organizações, tendo influência tanto na expansão, que é um dos objetivos das organizações, quanto na reposição do capital, que consiste na necessidade de investimentos, como por exemplo, a substituição de máquinas e equipamentos desgastados, que podem gerar serviços ou produtos de maior qualidade e menor preço.
Entende-se que para obter novos recursos ou aumentar os recursos disponíveis, as organizações necessitam de investimentos contínuos que possibilitam o crescimento e o desenvolvimento da empresa, cabendo ao administrador fazer as análises e considerações necessárias para a escolha do melhor investimento.
De acordo com Olivo (2012) na análise de investimento feita pelo administrador existem três considerações que