Atps análise de investimentos
2.1. TIPOS DE INVESTIMENTOS
O termo “investimento” é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, existem diversas situações que são igualmente tratadas de forma genérica como investimento:
Comprar uma casa;
Comprar um carro;
Fazer uma aplicação financeira;
Guardar dinheiro na caderneta de poupança;
Comprar dólares e guardar em casa;
Abrir uma empresa;
Construir uma fábrica;
Cursar uma faculdade;
Estudar inglês.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimentos:
a) Investimentos Públicos – São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. No geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Ex.: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas.
b) Investimentos Privados – São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. São geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Ex.: fábricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejo, shopping.
c) Investimentos Mistos – São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. É estruturado na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem-estar social quanto retorno monetário. Ex.: Petrobrás e Banco do Brasil.
2.2. TIPO DE NEGÓCIO
AGÊNCIA DE TURISMO RECEPTIVO
O Turismo Receptivo é o conjunto de bens, serviços, infra-estrutura, atrativos, etc., pronto a atender as expectativas dos indivíduos que adquiriram o produto turístico.
As agências de turismo receptivo são responsáveis pelos turistas desde o desembarque até o check-in da volta. Por isso, têm de estar preparados