ATPS - análise de investimento
Um projeto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante um certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa. Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projeto é um negócio para a empresa, a qual se decide pela sua implementação ou não, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento.
Com a crescente competitividade entre as empresas de um mesmo segmento, a diversidade de decisões vem sendo constantes pelos profissionais da área financeira das empresas, onde não basta apenas dominar as técnicas clássicas de gestão financeira. Contudo, a decisão do investimento não pode ser tomada baseada na demanda do produto vendido pela empresa, pois para a tomada de decisão é baseada na analise de algumas premissas, métodos e técnicos que garantam a eficácia do investimento projetado.
Por esse motivo, o presente trabalho vem ao encontro dos itens citados, fazendo com que o conhecimento dos métodos e técnicas de analise dos investimentos seja benéfico a aceitação de um projeto.
ETAPA 01
Passo 01 – Tipos de Investimentos
A palavra investimento significa a aplicação de um capital em meios de produção, visando o aumento de bens de capital.
São vários os tipos de investimentos, destacando-se investimentos públicos, privados e mistos.
INVESTIMENTOS PÚBLICOS: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas, a fim de gerar bem estar social.
INVESTIMENTOS PRIVADOS: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.
INVESTIMENTOS MISTOS: São recursos disponibilizados em parte por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado e em parte pelos governos ou entidades públicas, a fim de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Ao pensarmos em realizar um investimento, precisamos estar há três principais características