Atps algoritmo
Como já aprendemos em nossas aulas, algoritmo nada mais é do que. Uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, ou seja, ter dois sentidos, ter entrada de dados, processamento de dados e saída de dados. Comumente uma receita culinária pode ser considerada um algoritmo, embora existam algoritmos muito mais complexos, eles podem repetir passos, ou necessitar de decisões tais como comparação ou lógica, até que a tarefa seja completada. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Existem diversos tipos de algoritmos. Dentre eles, podemos citar: pseudocódigo, descrição narrativa e fluxograma.
O pseudocódigo utiliza linguagem estruturada e se assemelha, na forma, a um programa inscrito na linguagem de programação pascal é também chamado de português estruturado.
A descrição narrativa utiliza linguagem natural para especificar os passos para a realização as tarefas. Isso dá margem as más interpretações e ambiguidades.
O fluxograma é uma forma universal de representação, pois se utiliza de figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos para a resolução dos problemas é chamada também de diagrama de blocos.
Exemplos:
Português Estruturado Algoritmo "Quadrado dos números" // Função: Apresentar o quadro dos números de 0 a 20 // Autor: Ana Lúca // Data: 12/12/2010 // Seção de Declarações Var val, ind: inteiro inicio // Seção de Comandos ind <- 0 Escreva ("Quadrados dos numeros inteiros") enquanto (ind <= 20) faca val <- ind * ind Escreva (ind, " * ", ind," = ",val) ind <- ind + 1 fimenquanto fimalgoritmo