Atps algoritimo
ETAPA 1
Passo 01 e 02
• Noção de Algoritmos.
Em português, a palavra algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”, entre outras definições possíveis.
O algoritmo é uma forma do programador apresentar a sua abordagem do problema para outras pessoas. Na verdade, um algoritmo é o anunciado, em uma linguagem bem definida, de uma sequência lógica, e sem ambiguidade de passos que levam a solução de um dado problema.
Os algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, uma receita de bolo. Nela está descrita um série de ingredientes necessários, uma sequência de passos a serem cumpridos para atingir o objetivo que é ter um bolo pronto. Ou então um mapa para chegar até um destino que descreve o caminho a ser percorrido através de uma sequência de passos.
• Pseudo Linguagem.
A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de um algoritmo; ou seja Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador).
• Estrutura de um Programa.
O andamento de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa. Contudo, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio:
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do