atps algoritimo anhanguera
Um algoritmo pode ser definido de varias formas, desde uma simples troca de lâmpada, troca de pneu, uma receita de um doce ou na linguagem da informática podemos associar a soluções computacionais.
Em toda a nosso dia-a-dia nos deparamos com muitos algoritmos, que em todos eles temos passos que se seguidos corretamente nos darão o resultado desejado para tal algoritmo.
Neste trabalho preferimos a definição de algoritmo como: Algoritmo é uma forma de resolver problemas computacionais escrevendo passos de modo que fiquei simples e claro para resolver o problema de maneira automática e repetitiva.
São propriedades dos algoritmos:
Ações simples e bem definidas. Sequencias ordenadas de ações. Sequencias finitas de passos.
Exemplo de um algoritmo simples:
Faça um algoritmo que receba três números e apresente a sua soma.
Inicio A (digite o primeiro numero) B (digite o segundo numero) C (digite o terceiro numero) A+B+C = X (SOMA) FIM
Podemos notar no nosso algoritmo simples que ele possui quatro passos, se os quatro passos forem seguidos corretamente nós vamos obter o resultado esperado.
Existem ações com propriedades especiais, que são consideradas estruturas de controle, são elas :
a) Sequencia: “;”, ela estabelece a ordem no quais as ações devem ser executadas, todas as ações depois dela só podem ser executadas quando a ação antes dela for executada.
b) Alternativa: “Se”, é uma estrutura de decisão no qual um conjunto de ações é executado caso uma condição seja verdadeira.
c) Repetição: “enquanto”, é um modo de representar ações que devem se repetir até que uma condição seja satisfeita.
É de extrema importância entender bem essas três estruturas, pois são os conceitos básicos de qualquer algoritmo por mais complexo e extenso que