atps - afo
Orçamento de capital com risco5
A expressão risco se refere à incerteza e instabilidade, portanto um investimento é considerado livre de risco se o seu retorno é estável e confiável. Normalmente os investidores utilizam como taxa as letras do Tesouro, que são dadas pelo governo norte-americano, pois as mesmas têm retornos certos e garantidos.
Quando se fala em orçamento de capital, nota-se que não existem projetos livres de risco. Como sempre há risco no orçamento de capital, o objetivo de qualquer analista de investimento é escolher projetos sob as condições de incerteza.
Abordagem Equivalente À Certeza (AEC)5
Nada mais é do que uma separação dos fluxos de caixas perante aos riscos. Os fluxos são convertidos para fluxos sem riscos, que são descontados, pela taxa livre de risco (Rf).
Para calcular tais equivalentes á certeza, estima-se os fluxos de caixas do projeto, depois considerar os porcentuais certos do fluxo de caixa, em diante calcular o mesmo multiplicando os fluxos de caixas pelos fatores equivalentes, tendo assim o valor presente líquido, a posterior subtrair o investimento inicial do valor presente dos fluxos de caixas certos e por fim analisar o resultando, sendo que se for zero ou positivo o projeto é aceitável, ao contrário, no caso do VPL negativo deve-se, rejeitar o projeto.
Análise de Sensibilidade5
É uma maneira de descobrir como o VPL de um determinado projeto pode alterar juntamente com as vendas, custos de mão-de-obra ou de materiais, taxa de desconto ou outros fatores que variam de uma situação a outra.
Importante atentar ao fato de quanto maior a variação ou mudanças no VPL de um projeto, mais arriscado é o investimento
O CAPM no Orçamento de Capital5
O Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM) serve para se encontrar a taxa requerida de retorno de uma ação ou carteira, utilizando a seguinte equação: K = Rf + β x (Rm – Rf).
Nesse caso, usam-se