ATPS administração financeira e orçamentaria
Administração financeira.
1.Administração de caixa: O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.
1.1Estabelecendo controles: -Movimentação Financeira -Controle do Pessoal
-Controle de máquinas, veículos e equipamentos -Controle de Estoques
2.Planejamento financeiro: Sendo verificado a importância do planejamento para a condução das atividades de uma pequena empresa, consideramos a importância do planejamento financeiro mais especificamente, o que para Ross, Westerfield e Jaffe (1995) é a formalização do método pelo qual as metas financeiras devem ser alcançadas. O plano financeiro é uma declaração formal do que deverá ser feito no futuro.
Para Gitman (1997), o planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados .
Segundo Pereira apud Cruz (1998), por ser o orçamento um planejamento e controle a curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executadas num período próximo, proporcionando assim um meio de coordenação de todas as funções típicas que uma pequena empresa precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, etc.
Enfim, o orçamento formaliza, em termos quantitativos, os planos e os objetivos a serem alcançados á curto prazo pela empresa, os quais serão posteriormente comparados com os resultados efetivamente alcançados, permitindo a identificação de desvios e a tomada de medidas