Atps adm
ADRIANA INES BERNARDO RA N° 5305950228 SILMARA MORGADO RA N° 5544111558 VANIA PEREIRA RA N° 5560122166 DEBORA SILVA DE SOUZA RA Nº 5544121299 |
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PROFESSOR OLNEY BRUNO DA SILVEIRA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP. 2012
Introdução
No trabalho a seguir apresentado, temos como objetivo conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
O que nos foi proposto é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração desde do surgimento da Administração até os dias de hoje.
A Administração tem sua história desde inicio baseadas em fatos históricos, sociais, políticos e econômicos.
Os povos da Antiguidade segundo Maximiano (2007) deixaram suas marcas como: * Egípcios – burocracia administrativa. * Babilônia – registros de transações comerciais e controle das mesmas. * Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes (precursores da Logística atual). * Gregos – implantaram a democracia participativa planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração. * Romanos – criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresa em outro país e de associações artesanais – guildas. * Chineses – ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar.
No Renascimento, foi positivo na melhoria de métodos de produção diferenciada, e conhecimentos em documentações para melhorar o controle nas empresas que existiam.
Sendo pela influenciada Igreja Católica, na adoção de hierarquia, disciplina descentralização de atividades e a centralização de comando.
Ênfase nas Tarefas:
A teoria clássica: No começo do século XX, e com as consequências da Revolução Industrial teve o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de aumentarem a produção de bens. Iniciando a produção em massa com isso aumentando os