Atps adm serviços 1 etapa
1.1 Surgimento
Para darmos continuidade a este trabalho precisamos saber como surgiu e porque surgiu a terceirização de serviços, processo de terceirização surgiu no último século, decorrente da necessidade de atender a novas atividades utilizando a força de trabalho de terceiros e se consolidou realmente durante a Segunda Guerra Mundial. Com a guerra, alguns serviços tiveram sua importância e formatação no modo que atualmente consolidados pela sociedade, durante a Segunda Guerra Mundial as indústrias bélicas necessitavam concentrar-se na produção de armamentos e, devido escassez de mão-de-obra, delegavam algumas atividades a outras empresas prestadoras de serviço.
1.2 Chegada ao Brasil
No Brasil, foi implementado o sistema de terceirização na metade do século passado (em torno de 1950), em que as multinacionais produziam apenas o objeto fim do seu negócio e repassavam para terceiros todas as demais funções. Setores como a limpeza e a conservação foram as primeiras referências desse sistema que hoje absorve tudo e todos os tipos de trabalho dentro da empresa.
1.3 Toyotismo
Em meados da década de 1970, surge uma nova forma de organização da produção e divisão do trabalho, denominada “especialização flexível” ou “toyotismo”, visando aumentar a eficiência e reduzir os custos administrativos das empresas, cuja característica é a concentração das atividades da empresa em sua atividade-fim, entregando as outras atividades para empresas parceiras, formando uma organização em rede.
Essa contratação de empresas alheias para o desempenho de tarefas específicas é o que se denomina terceirização, hoje largamente empregada em nível nacional e internacional. No Brasil, a terceirização é entendida como uma tendência de transferir para terceiros as atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa, começou a ganhar corpo há mais de 40 anos, hoje a oferta de serviços de terceirização vai desde serviços básicos aos mais sofisticados