atps 26 03
Aula –tema :Educação como aquisição de novos comportamentos ,teorias da Gestalt,Freud,
Piaget,Vygotsky,Wallon
PASSO 1
A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo dapercepção (Britannica, 1992:226).
Segundo a Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.
Surge como uma reação às teorias contemporâneas estabelecidas que se fundamentavam apenas na experiência individual e sensorial (Wundt). Parte do princípio de que o objeto sensível não é apenas um pacote de sensações para o ser humano, pois a percepção está além dos elementos fornecidos pelos orgãos sensoriais. Fundamentam-se nas afirmações de Kant de que os elementos por nós percebidos são organizados de forma a fazerem sentido e não apenas através de associações com o que
Os teóricos da Gestalt propuseram uma série de princípios para percepção, tais como: proximidade, semelhança, fechamento, disposição simetria, continuidade, destino comum.
A Psicologia da Gestalt surgiu antes da Gestalt Terapia e fazia mais estudos experimentais de percepção. Foi dela que surgiu os termos todo/partes e figura/fundo. Mas somente alguns conceitos da Psicologia da Gestalt são utilizados em Gestalt Terapia. A Gestalt terapia tem por base a “tomada de consciência” do indivíduo. É bem diferente da psicanálise e não utiliza de interpretação, acredita que só quem tem a capacidade de trilhar o caminho é o próprio cliente. A Gestalt concorda com a existência do inconsciente mas trabalha com o princípio