ATPS 2 ENVIAR
De
Logística
Como é possível adaptar a produção à responsavidade?
A competição entre as cadeias de suprimentos é um dos fatores de dinamização do ambiente de negócios, pois as obrigam a recorrer a diferentes estratégias que auxiliem no seu desempenho para obter vantagem competitiva sustentável.
São necessários cinco processos de negócios: planejamento, implementação, informação, tecnologia, estrutura e medições interorganizacionais.
Em mercados dinâmicos de competição, a questão da configuração e re-configuração das cadeias de suprimentos são fundamentais diante das constantes mudanças. Os elementos como velocidade evolutiva, alinhamento com o consumidor final, grau de integração e sincronização, desempenho operacional, TI, governança, grau de terceirização ou integração, coordenação, relacionamento, dinâmica organizacional, processos de negócio e tipos de processos produtivos, logística e etc.
Casos de processos produtivos com direcionamento responsivos:
Caso 1:
A CISCO e a GAP são empresas que configuram várias cadeias de suprimentos em dependência da quantidade de segmentos de clientes que atendem. E cada configuração é uma forma de rearranjo de componentes e de processos em função do tipo de produtos e serviços ofertados e características e tamanho da demanda, localização do mercado e suas características específicas e segundo a velocidade evolutiva do setor ao qual pertence.
Caso 2:
A empresa norte-americana Dell Computadores possui mais de 60 mil colaboradores, espalhados pelo mundo, sete fábricas, incluindo uma fábrica no Brasil para atender toda a América Latina.
A cadeia de suprimentos Dell é certamente uma das cadeias que mais avançou no conceito de SCM, ao estabelecer um esquema de distribuição direta,oferecendo customização em massa e um grau tão avançado de parceria nas terceirizações que pode ser chamado de integração virtual em parceria com a Unysis , empresa de serviços de TI, que gerencia sua estrutura.
O funcionamento