Questoes
Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais
Economia Brasileira Contemporânea
Ciências Contábeis
1) Em 1956, com a chegada de Juscelino Kubitschek à Presidência da República, o Brasil busca estabelecer um Plano de Metas cujo objetivo era “crescer cinquenta anos em cinco”, privilegiando 5 setores da economia brasileira: energia, transporte, indústrias de base, alimentação e educação. No Plano de Metas não se contemplava:
A) Criação de mercados oligopolizados.
B) Financiamento do gasto público via expansão dos meios de pagamentos e empréstimos externos.
C) Crescimento do departamento I e da indústria produtora de bens de consumo durável.
D)Desestímulo ao programa de industrialização por substituição das importações em favor das empresas exportadoras.
E) Presença de empresas estatais e multinacionais na economia.
2) Nas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, o Brasil viveu rica experiência democrática, a despeito das sucessivas crises políticas pelas quais passou. Essa experiência foi interrompida pelo golpe de 1964. Sob o ponto de vista econômico, o período entre 1946 e 1964 foi marcado, entre outros aspectos, pela
A) política desenvolvimentista de JK (1956-61), assentada no Plano de Metas e sintetizada no lema “50 anos em 5”.
B) opção de Vargas (1951-54) de afastar-se do modelo clássico de nacionalismo econômico e apoiar-se fortemente nos capitais internacionais. C
C) estabilidade econômica e financeira que caracterizou os cinco anos do governo Jânio Quadros, seguindo a trilha aberta por JK.
D)superação do grave problema representado pela espiral inflacionária, provavelmente a maior vitória do governo João Goulart.
E) capacidade demonstrada pelo governo Gaspar Dutra (1946-1951) de acumular reservas ao reduzir radicalmente os gastos do país no exterior.
3) Mostre as causas do estrangulamento externo e do esgotamento do modelo agroexportador baseado no café em 1929-30
4) Indique as Principais medidas do