Atps 1 etapa
1) O que você entende sobre psicologia jurídica e sua relação com o direito?
2) Sobre as funções mentais superiores: descrevas com suas palavras e escolha três delas dizendo sobre a sua importância para algum caso que envolve o direito?
3) Diferencie consciente, pré-consciente e inconsciente?
4) Descreva os mecanismos de defesa estudados, escolha três; defina-os e exemplifique com uma situação real?
RESPOSTAS:
1) Seu objeto de estudo localiza-se nas relações e interações entre o individuo, o direito e o judiciário. Um entendimento mais amplo que poderia dar seria por sua avaliação as personalidades e o grau de periculosidade de adultos ou adolescentes, nos processos criminais, nas varas da infância e juventude.
2) Sensação: é a operação que leva ao cérebro informações de fenômenos do meio externo e do estado do organismo, é por meio desta que o individuo se relaciona com o ambiente.
Percepção: é a interpretação do estimulo, transforma o estímulo físico em informação psicológica. Atenção: é a fixação de alguns estímulos e a organização das informações para o processo de tomada da decisão. Memoria: recuperações de informações Linguagem e pensamentos: base de comunicação interna e externa. Desatenção seletiva: bloqueio dos conteúdos que nos geram ansiedade Hipervigilância: excesso de atenção Senso percepção: o dever do ego de conhecer o mundo sensível Hipotesia: é a diminuição da sensibilidade Analgesia: A perda da sensibilidade de algumas partes do corpo Ilusão: Percepção deformada de um objeto real ou presente Alucinação: percepção de um estimula Amnesia: Esquecimento total dos fatos, recém-acontecidos. Paramnésia: Falsificação da memória Hiperaminesia: grau exagerado da perda da memória. A percepção é importante em casos de