Atos morais e amorais
Q = 32.10^-6 e = 1,6.10^-19 n = Q/e
n = 32.10^-6 / 1,6.10^-19
n = 20.10^-6.10^19
n = 20.10^13 elétrons
11º R=2,5uC
A e B dividem e fica com 5 cada
Depois A divide com C.
A com 2,5
B com 5
C com 2,5
13º R=Não é que eles andam por ai a arrastando pelo chão. Um caminhão tanque por exemplo, quando vai descarregar a gasolina nos postos ou abastecer um avião coloca a corrente no chão para os elétrons que foram adquiridos com o atrito com o ar escoem para terra e assim não tendo o risco de criar centelhas e uma explosão. Mas eles não andam com o caminhão arrastando a corrente.
14º R= Não, pois ela já vai estar eletrizada, podemos descarrega-la ou eletriza-la se ficarmos esfregando, na roupa ou cabelo, isto por atrito.
15º R= Sim. A carga se distribuirá ao longo da borracha, mas sendo muito mais intensa na parte onde sofreu o atrito, você atritou a borracha na superfície, produzindo assim uma tensão, ou seja, uma diferença de potencial, criando assim um polo negativo e outro polo positivo!
16º R= quando um corpo está eletrizado. As partículas que se movem por ele e sempre os elétrons. A eletrização por atrito ocorre entre dois corpos neutros. Um desses corpos transfere elétrons para o outro. Um fica carregado positivamente e outro negativamente!
17º R= Sim. Pela indução.
18º R= primeiro a esfera metálica que você deseja eletrizar tem que estar em contato com outro condutor de preferência metálico também. Após os dois estarem em contato coloque outro corpo com carga positiva perto da esfera metálica. A energia positiva ira atrair os elétrons que sairão do condutor para a esfera metálica feito isso a esfera já estará com a carga negativa. Se desejar que ela continue negativa basta afastá-la do condutor usando um material isolante e não deixa-la entrar em contato com outro condutor.