ATMOSFERA
Estrutura e Composição:
A Terra, atualmente, é composta principalmente de gás nitrogênio (78%) e
Oxigênio (21%) e outros gases como argônio, gás carbônico, entre outros (1%). Além disso, o ar atmosférico também possui outras substâncias que não apenas gases como particulados em suspensão, poluição e microorganismos.
Na atmosfera ocorrem algumas transformações químicas. Entre elas podemos citar 3 importantes ciclos:
Ciclo do carbono: O carbono é retirado da atmosfera sob a forma de CO 2 através da fotossíntese realizada pelas plantas para a formação de matéria orgânica. Uma parte desta é oxidada pela respiração celular da planta e o CO 2 volta para atmosfera. Os animais ingerem estas plantas e através da combustão destes alimentos o gás pode voltar à atmosfera, ou ainda, quando estes animais morrem. Ciclo do nitrogênio: os consumidores só conseguem o nitrogênio através dos decompositores. Os produtores introduzem este nitrogênio na cadeia alimentar a partir de nitratos e amônia. Este ciclo se divide da seguinte forma:
Fixação: transforma o N2 em nitratos e amônia, que são as formas de aproveitamento pelo ser humano. São as bactérias as responsáveis por esta etapa;
Amonificação: é a decomposição da proteína contida nas excretas e matéria orgânica morta feita também por bactérias e fungos.
Nitrificação: é a conversão da amônia em nitratos
Desnitrificação: As bactérias desnitrificantes convertem os nitratos em
N2. Este volta à atmosfera e o ciclo se fecha.
Ciclo do Enxofre: O enxofre não é assimilado pelos animais em sua forma elementar, apenas na forma de sufatos. Sendo assim, o enxofre elementar é convertido por microorganismos, como as bactérias.
As plantas absorvem enxofre do solo a partir da decomposição de rochas e da decomposição de matéria orgânica vegetal. Quando morrem, o enxofre volta ao solo através da ação de microorganismos, reduzido na forma de ácido sulfídrico podendo
assim