Atletismo
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremessos, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
O atletismo é considerado o mais antigo e o mais importante dos esportes praticados. Os seus movimentos naturais de andar, correr, saltar e arremessar são práticas utilizadas desde que os primórdios de nossa civilização, a princípio para caçar, fugir de animais ferozes e se locomover pelas cavernas, matas e montanhas.
A importância do atletismo se dá, pois seus movimentos básicos servem de base para quase todas as outras praticas esportivas. Por exemplo, quando jogamos vôlei, saltamos e corremos, quando jogamos basquete, arremessamos, saltamos e corremos, para praticar futsal, corremos, saltamos e o jogador faz lançamento da bola com as mãos, até num simples jogo de queimada corremos, saltamos e arremessamos, ou seja o ATLETISMO está presente em quase todas as outras práticas.
CORRIDAS:
É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.
- CORRIDAS DISPUTADAS EM PISTAS OVAIS (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos,
- CORRIDAS DE MEIO FUNDO (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.
- CORRIDAS DE FUNDO (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.
- MARATONA (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
- CORRIDAS COM OBSTÁCULOS: São