Segurança do trabalho
TRABALHO 01
Responder: 1. Por que "Segurança do trabalho e prevenção de acidentes" são duas expressões que se confundem na prática? Explique.
Segurança do trabalho e prevenção de acidentes são confundidas por que a prevenção de acidentes é o resultado da aplicação das medidas de segurança do trabalho. A segurança do trabalho é o investimento em equipamentos de segurança (aterramento das máquinas e equipamentos, protetor de discos de corte, etc.), itens de proteção coletiva (andaime fachadeiro, tela de proteção de partículas, cabo guia e cabo vida, etc.) e individual (capacete, botina, óculos, protetor auricular, etc.), treinamento dos funcionários (comissões CIPAs, palestras de conscientização, treinamentos específicos para as atividades, ex: curso para treinamento em altura NR-35, integração de cada funcionário na empresa), etc. e a prevenção de acidente é o resultado que o uso desses itens investidos pela empresa evitando todos os danos causados pelos acidentes (evitar o corte dos dedos ou até mesmo da mão do funcionário com o protetor de discos, evitar o machucado no olho através do óculos, evitar a perca da audição com os protetores auriculares, etc.).
2. Explicar o porquê as empresas devem criar os seus próprios serviços de segurança.
As empresas criam seus próprios serviços de segurança com seção ou departamento com a finalidade de estabelecer normas e pôr em prática os recursos possíveis para conseguir a prevenção de acidentes. Embora os princípios básicos obedecidos sejam os mesmos, cada serviço de segurança deve se adaptar à extensão, condições e tipo de organização da empresa. Por exemplo: uma indústria metalúrgica de duzentos empregados, uma fábrica de explosivos que emprega mil trabalhadores e uma empresa de transportes de qualquer extensão requerem serviços de segurança com características diferentes, embora fundamentalmente venham a ser semelhantes. Deste modo fica mais fácil identificar e